Nossa História

Fundado e concebido em 2006, o INSTITUTO SOCIAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURA E INOVAÇÃO (ISEE) é um instituto voltado para formação esportiva de atletas, com projetos de cunho social, com o objetivo de formar, educar, integrar e desenvolver a criança e o adolescente. Sua trajetória é iniciada a partir da convergência de ideias e propósitos personalizados pelo então presidente do Conselho do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Dr. Paulo Natanael, e pelo Dr. Gilberto Mussi de Carvalho.

Por acreditar na comunhão do binômio esporte-educação, o Dr. Paulo Natanael apadrinhou o ISEE, trazendo, como isso, a credibilidade e a confiança nas ações a serem desenvolvidas. O atual integrante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e medalhista olímpico, Rogério Sampaio, fora o primeiro presidente do ISEE.

Assim, o ISEE teve quatro presidentes. O atual presidente, Osvaldo Pinheiro, iniciou sua trajetória no Instituto a partir do convite do ex-presidente Álvaro Reis Pacheco, atuando como diretor administrativo-financeiro, assumindo, posteriormente, seu primeiro mandato como presidente da diretoria. Além dos já citados, o Dr. Gilberto Mussi de Carvalho também presidiu o Instituto, no triênio 2016-2019.

Com diferentes atuações no campo de formação esportiva, inclusive com projetos aprovados em Santos para o desenvolvimento do Taekwondo nas regiões periféricas do município, o ISEE teve no projeto Bê-á-Basquete, desenvolvido em Praia Grande, o seu maior alcance esportivo e social. Centenas de crianças e adolescentes participaram e, alguns, inclusive, com bolsas de estudos em escolas do ensino regular dos ciclos fundamental, médio e no ensino básico de idiomas. A manutenção desta ação foi possível graças às parcerias realizadas pelo ISEE com instituições de ensino e empresários da cidade, sendo finalizado em função de mudanças na gestão esportiva, promovidas após as eleições municipais.

O fomento à prática esportiva, sem perder o foco na importância da educação, tem norteado o ISEE desde a sua criação e agora, estende sua expertise às áreas de cultura e inovação, com uma diretoria integrada por profissionais comprometidos e capazes de, conjuntamente, transformar vidas.

Ícones do esporte nacional como Wlamir Marques, Hélio Rubens Garcia e Aristides Josuel prestigiaram e apoiaram presencialmente os festivais Bê-á-Basquete, realizados ao final de cada ano. Sem dúvidas, experiências motivadoras e inesquecíveis para um grupo de crianças. Muitos dos que participaram do projeto Bê-á-Basquete se tornaram atletas de rendimento da cidade e de outras agremiações esportivas.

O triênio iniciado em dezembro de 2020 aponta a parceria entre o ISEE e a Faculdade Praia Grande para a oferta de bolsas de estudo para 12 atletas do Basquete, indicados por critérios técnicos e disciplinares, com a condição de aproveitamento acadêmico satisfatório para a continuidade do beneficio. Isso se traduz na formação cidadã.

A logomarca ISEE esteve presente por duas temporadas nos uniformes de todas as modalidades esportivas de rendimento do Município de Praia Grande. Graças às parcerias com a Escola de Idiomas Wizard e a Faculdade do Litoral Sul, todas as equipes representativas da Cidade foram uniformizadas.

O ISEE também se fez presente no período que antecedeu às Olimpíadas Rio 2016, ao ser o representante do Comitê Olímpico do Japão para buscar condições de treinamento para os atletas daquele país na região da Baixada Santista. Por sua estrutura esportiva, a Cidade de Praia Grande foi a que mais agradou aos japoneses. No entanto, a falta de uma estrutura hoteleira que atendesse aos padrões de qualidade exigidos, foi fator decisivo para a não permanência da delegação na Cidade.

l

Missão

Nossa proposta é a educação e a integração social de jovens por meio da formação esportivo-cultural.

Visão

Ser referência na criação de projetos sócio-educativos, através do esporte e cultura para promoção da integração de jovens e adultos

Valores

Nossos valores estão alicerçados no respeito, na ética, na honestidade e na transparência das ações.

Colaboradores